O FIO QUE NOS UNE

A House of Filigree – Museu, Atelier e Boutique nasceu no Porto, em Dezembro de 2019, com a missão de proteger a filigrana portuguesa de manufactura, por oposição às reproduções feitas por processos industriais. As nossas criações dão trabalho a ourives filigraneiros, bem como a pequenas oficinas que se encontravam já em franca recessão e desaparecimento, no período pré COVID19.

Face a esta pandemia, que fez abanar o mundo, prevê-se uma grave recessão e uma enorme incerteza quanto à retoma especialmente destas actividades. Foi neste contexto, de salvaguarda de um património cultural de valor incalculável, e de uma cadeia de produção única e insubstituível, que lançámos o manifesto: 

#ofioquenosune.

No lançamento contamos com o incrível apoio de Catarina Furtado, Cláudia Vieira, Maria Cerqueira Gomes e Raquel Strada, que entusiasticamente deram a cara e o coração por esta causa. Desafiamos agora os portugueses a juntarem-se a ela em força, na defesa de uma arte que é tão nossa. Porque acreditamos que mesmo à distância, há um fio que nos une.

 

VER JÓIAS

a