#OFIOQUENOSUNE

MANIFESTO

"O FIO QUE NOS UNE"

A Casa da Filigrana – Museu, Atelier e Boutique -, um projecto do Grupo David Rosas, nasceu no Porto a 6 de Dezembro de 2019, com a missão de proteger a filigrana portuguesa de manufactura, por oposição às reproduções feitas por processos industriais.

Neste projecto procurámos, desde o início, defender uma forma excepcional de arte e uma tradição que foi passada de mestre para aprendiz, de geração em geração. Por isso mesmo, todas as peças são cuidadosamente feitas à mão e desenvolvidas com a paixão e o saber dos melhores filigraneiros. Verdadeiras obras de arte, trabalhadas com a alma do seu artesão e com um profundo respeito por uma tradição que leva anos de aprendizagem para dominar.

As criações da Casa da Filigrana, peças contemporâneas com design de autor, ou outras do repertório tradicional inspiradas no acervo museológico, dão trabalho a ourives filigraneiros, bem como a pequenas oficinas da Póvoa de Lanhoso e de Gondomar, polos de produção por excelência, que face ao contexto de industrialização e massificação no sector da ourivesaria, se encontravam já em franca recessão e desaparecimento, no período pré Covid-19.

A par da causa da filigrana de manufactura, a Casa da Filigrana tem em todos os produtos que oferece ao público – que vão da marroquinaria, a artigos de escrita, postais e outros – a defesa da causa “100% humano, 100% local, 100% vivo”. As nossas peças são integralmente produzidas em Portugal por artesãos e oficinas locais que garantem elevados padrões de qualidade, bases de uma economia sustentável, de actividades e de um saber que não podemos deixar morrer.

Face a esta pandemia, que fez abanar o mundo, fomos obrigados a fechar portas, ainda sem data de reabertura prevista. A cidade do Porto, que na última década viveu um surpreendente renascimento graças ao turismo, atravessa hoje, e adivinha-se que nos próximos tempos, uma grave recessão e uma enorme incerteza quanto à retoma.

Perante esta realidade, queremos, mais do que nunca, manter viva a causa da filigrana, bem como os empregos dos nossos artesãos e parceiros. Por isso mesmo, a House of Filigree está a oferecer um desconto de 15% em qualquer compra na loja online, como forma de contribuir para a rápida retoma deste sector.

É neste contexto, de salvaguarda de um património cultural de valor absolutamente incalculável, e de uma cadeia de produção única e insubstituível, que desafiamos os portugueses a apoiar esta causa, que é de todos.

Porque acreditamos que mesmo à distância, há um fio que nos une.

Junte-se a este movimento.

#ofioquenosune #manifestohof #houseoffiligree #casadafiligrana